fbpx

Especializações e Procedimentos

Os mais atuais procedimentos na área Odontológica:

• Lentes de contato dentais em porcelana
• Harmonização facial
• Implantes com carga imediata
• Alinhadores ortodônticos transparentes

Especializações:


Endodontia

O que é Tratamento Endodôntico?

Mais conhecido como tratamento de canal. Trata-se da remoção da polpa – tratamento químico e mecânico da parte interna do dente e preenchimento deste espaço por um material obturador.

Por que se indica?

Por vários motivos como:
– Dor espontânea e latejante, quando o uso de analgésicos já não resolve.
– Cárie muito profunda.
– Dente que receberá coroa / prótese, entre outros.

O tratamento é dolorido?

Não. A anestesia impede que o paciente sinta dor. Em alguns casos pode haver pequena sensibilidade até 72 horas após o tratamento, que é resolvida pela ingestão analgésicos.

O dente escurece após o tratamento?

Não. O que ocorre é a perda do brilho, podendo aparentar um tom mais amarelado. O escurecimento exagerado ocorre quando o dente sofreu uma hemorragia ou mortificação antes do tratamento.

O que ocorre se o canal não for tratado?
Poderá ocorrer dor intensa, inflamação, inchaço, e ainda a perda do dente.
Na Central Odonto além de poder contar com um tratamento executado apenas por especialista da área, poderá usufruir da mais moderna tecnologia que proporcionará a conclusão de seu tratamento de canal em uma única sessão.

Periodontia

O que é doença periodontal?
A doença periodontal acomete os tecidos em torno dos dentes (gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes). Convém destacar que a manifestação é, muitas vezes, indolor. As doenças periodontais mais comuns são a:

  • Gengivite: não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.Podendo evoluir para uma periodontite;
  • Periodontite: caracteriza-se por processos inflamatórios nos tecidos moles que leva à reabsorção do osso alveolar, podendo levar à perda do dente,devendo ser tratado por um especialista da área (periodontista).

 O que causa a doença periodontal?

O agente causador da doença é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva. Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que suportam os dentes são comprometidos. Como decorrência, um ou mais dentes podem ficar abalados: é a conhecida reabsorção óssea. Conforme o grau de destruição óssea, pode ocorrer a perda do dente sem nenhuma sintomatologia dolorosa.
O sangramento é o sinal mais característico da doença e deve ser investigado assim que for percebido pelo paciente.

A doença periodontal pode causar mau hálito?
Uma das causas do mau hálito são as doenças periodontais, principalmente a Periodontite, pois quando há o comprometimento ósseo, formam-se as bolsas periodontais, com inflamação dos tecidos, onde se concentram e proliferam bactérias que se alimentam dentre outros substratos, de proteínas do sulco gengival, da saliva e de carboidratos. Essas bactérias se decompõem ocasionando cheiros muito desagradáveis: é o mau hálito. A placa associada com lesões periodontais leva bactérias para outras regiões orais como o dorso da língua, onde se colonizam contribuindo para a instalação do mau odor oral.

Qual o tratamento para as doenças periodontais?
As doenças periodontais são tratadas através do controle da infecção e da remoção da placa que contém os germes nocivos.
Para se remover a placa, pode-se fazer a raspagem, retirada da placa endurecida (tártaro), de tecidos de granulação e toxinas da gengiva. Já o alisamento da raiz do dente elimina pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.

Os periodontistas apontam para a necessidade de revisão periódica, a cada quatro meses, para se controlar a formação de novas placas bacterianas.

O principal objetivo do tratamento é estabilizar as perdas e assegurar que o trabalho conjunto do profissional e do paciente evite o retorno ou agravamento do quadro periodontal.

Ortodontia

O que é ortodontia?
É uma especialidade odontológica que diagnostica, previne e corrige a posição dos dentes posicionando-os de forma adequada. O especialista neste campo é chamado de ortodontista.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser precocemente perdidos, decorrente da deterioração e da doença periodontal.

Também ocasionam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. A aparência também é prejudicada pelos dentes tortos ou mal posicionados.

Objetivo do tratamento ortodôntico
A Ortodontia visa à harmonia entre os dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Aparelhos estéticos ou metálicos?
Com a nova geração é possível esquecer o sorriso metálico e usufruir de um tratamento totalmente estético.

Voltar

Cirurgia

A cirurgia buco maxilo facial é uma especialidade odontológica que trata defeitos de nascença, de doenças, traumatismos, mau crescimento crânio- facial, deformidades e outros problemas que envolvem bases ósseas.
Pode ser realizada em:

  • Ambulatórios;
  • consultórios quando a cirurgia é considerada pequena: remoção de dentes inclusos ( dentes do siso), pequenos tumores benignos, cistos,etc;
  •  ou em hospitais quando a cirurgia é considerada de maior risco como remoção de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgias ortognáticas e outras que necessitam de maiores cuidados e anestesia geral.

Dentística

O que é dentística?
Através da dentística-restauradora nós removemos as cáries e restauramos os dentes. A restauração é assim chamada pois não é simplesmente abrir e fechar cavidades no dente, quando a cárie destrói a estrutura dental, é prejudicado o equilíbrio oclusal ( da mordida) e a função mastigatória.

Qual é o melhor material para restaurar os dentes?

As restaurações são geralmente em amálgama ou resina.
O amálgama é aquela tradicional restauração prateada.
A resina é o material restaurador estético, onde a restauração fica da mesma cor do dente.  Sempre foi utilizado em restaurações de dentes anteriores, e com a evolução da odontologia, já podemos utilizá-la com segurança e confiabilidade em dentes posteriores, possibilitando assim estética em locais onde só era possível através de trabalhos protéticos.

Implante dental

O implante dental é uma estrutura de metal no formato de um parafuso que substitui a raiz de um dente extraído, ele servirá como um suporte para que a prótese seja instalada por cima, devolvendo ao paciente uma estética e uma condição de mastigar próxima a dos dentes naturais. O implante dental pode ser indicado tanto para casos de perda de apenas um dente, vários ou para situações de extração de todos os dentes.

Substituição de um dente perdido
A perda de um ou mais dentes leva a uma condição estética desfavorável, além de comprometer todo um equilíbrio que ocorre no sistema mastigatório, que causa problemas de mordida e favorece o aparecimento de outras disfunções, portanto é fundamental uma rápida reposição do espaço. Dentre todas as alternativas reabilitadoras existentes, o implante, quando indicado em condições adequadas, é a melhor opção para substituir dentes perdidos.

Vantagens do implante dental
O tratamento oferece benefícios ao paciente devolvendo principalmente a função da mastigação e a estética. Como o implante dental é instalado de maneira definitiva e fixa, não há desconforto causado por problemas de instabilidade de próteses parciais removíveis ou dentaduras e também não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes, situações muito comuns em pessoas que usam prótese. Além disso a extração de um dente promove um aspecto de envelhecimento com a perda de estrutura óssea e falta de suporte para os lábios e bochechas, o implante dental minimiza esses problemas melhorando a auto estima do paciente.

Quem pode se submeter ao tratamento com implante dental?
O implante dental é o tratamento ideal na maioria dos casos em que ocorreu a perda de alguns ou mesmo todos os dentes, porém há a necessidade de uma consulta com o dentista para avaliação das condições de saúde geral e oral do paciente.


Contra indicações

O implante dental não deve ser colocado em situações que o paciente não pode se submeter a nenhuma cirurgia oral por problemas de saúde, ou nos casos onde não há uma quantidade de osso suficiente para a retenção do implante, apesar de que atualmente esse problema pode ser solucionado com técnicas de enxerto ósseo.

Colocação do implante dental
O procedimento básico para a colocação do implante dental é realizado em algumas fases, a primeira delas consiste em realizar uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico sob anestesia local, em que são instalados os implantes de titânio nos locais edentulos. Em seguida, há um período de cicatrização que dura cerca de 4 a 6 meses para o implante aderir ao osso e assim possibilitar a conclusão do processo com a confecção e instalação da prótese (coroa) sobre o implante. Atualmente já podem ser realizadas cirurgias com a imediata instalação da prótese.

Etapas da colocação do implante dental
As fases do tratamento variam de acordo com as condições do paciente, complexidade e número de implantes utilizados em cada caso, mas basicamente é dividido em 4 fases:

1º Avaliação do paciente e planejamento, com exames radiográficos.
2º Instalação do implante através de uma cirurgia. Após essa fase é necessário esperar alguns meses, e pode-se optar por colocar uma prótese provisória.
3º Instalação da prótese definitiva sobre o implante.
4º Manutenção, com avaliações periódicas.

Estética Dental

Nos dias de hoje, a busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas. Seja nos grandes centros urbanos ou nas pequenas cidades, é cada vez mais comum observar-se academias e clínicas de estética cada vez mais lotadas. Dentro deste contexto, é natural que a odontologia esteja preparada para atender aos anseios estéticos da população em geral.

Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Dentro desta perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.

O clareamento dental visa a recuperação da cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de vários fatores. Serve também simplesmente para promover um branqueamento dos dentes originalmente mais escurecidos.
A utilização de agentes clareadores nos dentes já ultrapassa um século, e com o desenvolvimento de novos materiais, tem se mostrado um meio cada vez mais eficaz e seguro de se obter uma estética dental satisfatória.

× WhatsApp